Alternativas de Baixo Custo ao MAX232

Algumas vezes os projetos eletrônicos possuem orçamento apertado e você não pode gastar com um conversor MAX 232. Aqui estão algumas alternativas.

Normalmente nós usamos um circuito com MAX 232 como esse:

RS232_adapter.PNG
O MAX 232 é um circuito integrado conversor de nível, que converte sinais TTL em RS232 e virse-versa. Ele fornece uma ótima rejeição de ruído e é mais robusto à descargas e curtos. Se o seu projeto for mais avançado, você deve utilizar um CI especializado para esta tarefa. No entanto, soluções especializadas são mais caras que as outras.
Este é um exemplo de circuito com transistor para executar a tarefa de conversão:

interface_schematic.gif

Os transistores podem ser todos de uso geral. Este circuito é muito simples e trabalhar sem problemas. É a solução mais barata, pois requer apenas um par de transistor e quatro resistores. Os dois transistores executam um truque para ter a tensão negativa necessária por alguns PCs. Quando o PC não transmite dados, seu pino TX está com uma tensão negativa. A tensão negativa presente é então trazida através do resistor R3 ao pino RD (recepção) do PC.

Alternativamente, RS232 pode ser conseguido utilizando portas lógicas. Isto é acessível quando sua aplicação já está utilizando elementos lógicos e há portas sobreando em algum CI. Como alguns PCs trabalhar bem apenas com tensões positivas, tudo que nós precisamos é inverter a lógica do sinal e para isso utilizamos as portas lógicas. Por exemplo, utilizando o CI CMOS CD4066B:

interface_4066.gif

E, é claro, utilizando circuitos NAND e NOR:

interface_4001.gif

interface_4011.gif

 

E não se esqueça de alimentar os CI’s com 5V.

 

Versão em português por Eletronica.org.
Adaptado com autorização, do original em Science Prog.