Programming Embedded Systems, Second Edition

Recentemente recebi gratuitamente uma encomenda com 4 livros da editora O’Reilly para que eu fizesse as resenhas desses livros.

Antes de tudo eu devo avisar que essa resenha não pertence à série de resenhas que eu vinha fazendo, e que devo continuar em breve, à qual eu dei o nome de “Leitura Obrigatória”.

O livro de hoje é o Programming Embedded Systems, Second Edition. Eu já estou quase terminando a leitura deste livro e já me sinto à vontade para recomendá-lo por aqui porque eu realmente me empolguei com o material.

Como muitos já sabem eu voltei a praticar o antigo hobby de montar dispositivos eletrônicos, e desde que eu havia parado de brincar com essas coisas muita coisa mudou. Hoje em dia é muito comum encontrar microprocessadores e microcontroladores em vários projetos, e trabalhar com esses componentes exige um conhecimento que mora entre a eletrônica “pura” e a informática.

Programming Embedded Systems

Como eu já tenho bons conhecimentos de informática e meus conhecimentos de eletrônica “pura” estavam evoluindo com a prática do meu antigo hobby, estava faltando construir a ponte que iria unir essas duas áreas do conhecimento.

Na mesma época recebi uma proposta da O’Reilly para fazer resenhas dos livros de Python deles e aproveitei para pedir alguns títulos que tratavam de dispositivos embarcados. Recebi este livro juntamente com outros 3 de Python (aguardem resenhas) e comecei a lê-lo.

O livro tem foco prático como em quase todos os títulos da editora O’Reilly. Os autores realmente irão desenvolver o assunto em cima de uma plataforma real de desenvolvimento que usa um processador ARM XScale e irão conduzir o leitor desde o ponto onde a gente faz um LED piscar até o momento onde desenvolvemos aplicações reais com RTOS e Linux.

O livro fala sobre device drivers, interrupções, registradores, memória e sobre como gerenciar e desenvolver software em C (gcc) para usar todas essas funcionalidades.

Vale destacar que esse livro fica exatamente na fronteira entre um livro de nível básico e um livro avançado, ou seja, se você não entende nada de eletrônica e muito pouco de informática esse livro não irá lhe servir. Se você também já é um especialista no assunto pode achar o livro massante demais na primeira parte que trata de assuntos mais básicos.

O próximo passo agora é adquirir um kit de desenvolvimento parecido com esse que foi proposto no livro e começar a brincar. Eu tenho certeza que eu vou me divertir muito com esse tipo de coisa depois de ler este livro.

Para comprar: Programming Embedded Systems, Second Edition

Por Osvaldo Santana
Veja esta resenha também em www.pythonologia.org