Building Embedded Systems Devices

Não sendo um livro introdutório sobre Linux ou sistemas embarcados, Building Embedded Linux Systems é voltado para desenvolvedores que já possuem alguma familiaridade com sistemas Linux, mas que desejam se aprofundar nos detalhes necessários para o desenvolvimento de aplicações embarcadas ou distribuições extremamente personalizadas. Os tópicos abordados vão desde conceitos básicos sobre os tipos de hosts e arquiteturas suportadas até o ajuste do bootloader, rede e ferramentas de debug.

Os capítulos que tratam da preparação do kernel, das bibliotecas, dos utilitários e dos compiladores são bastante práticos, com uma vasta lista de comandos necessários em cada etapa para construir os binários, o que facilita bastante para os desenvolvedores que não estão habituados com estes procedimentos de compilação. São estes tópicos os mais numerosos, mas sempre que algum detalhe da estrutura do kernel é necessária para o entendimento do texto este é devidamente tratado como, por exemplo, o capítulo sobre dispositivos de armazenamento precedendo a configuração e ajuste do sistema de arquivos.

Em suma, este livro é voltado para o desenvolvedor que pretende conhecer como selecionar, configurar e empacotar um sistema Linux para uma plataforma específica, criando um sistema de arquivos completo voltado para as suas necessidades, fazendo-o iniciar corretamente e depurá-lo. Porém, não é intenção do autor abordar detalhes da estrutura do kernel, teóricas ou práticas, que permitam ao desenvolvedor intervir nas estruturas de baixo nível do sistema para, por exemplo, portar o sistema para uma nova arquitetura. Se este é o seu foco, esta não é a literatura correta, mas se o seu objetivo é condizente com o do livro esta é uma obra bastante recomendada pela riqueza de detalhes e qualidade do texto.

Building Embedded Linux SystemsKarim Yaghmour

ISBN 0-596-00222-X

416 Páginas – Editora O’Reilly

Você pode encontrá-lo na Loja Internacional da O’Reilly (com desconto¹ de 35% para membros do Eletronica.org) e também na Livraria Tempo Real eLivraria Cultura.

¹ Para verificar como proceder clique aqui.

Roberto Alcântara
roberto@eletronica.org