Designing Embedded Hardware 2nd Edition

Com foco exclusivo no hardware, John Catsoulis inicia o seu livro com conceitos básicos dos elementos da arquitetura de computadores como memórias, I/O, DMA, etc., antes de falar um pouco sobre software. A sua abordagem do tema é bastante simplória e antecede uma revisão sobre os conceitos básicos da eletricidade, como tensão e corrente, para posteriormente fazer uma breve passagem sobre os componentes básicos dos circuitos eletrônicos, como diodos, cristais, capacitores, circuitos RC, indutores, etc. Esta seção, sobre eletrônica básica, é perfeitamente descartável para usuários com um pouco de experiência no assunto.

Em seguida o autor dedica capítulos específicos que abordam áreas importantes dos projetos de sistemas embarcados, iniciando com as fontes de alimentação. Baseado na sua própria experiência, algumas dicas básicas sobre redução de ruídos e interferências são mostradas após descrever e exemplificar, através de circuitos, meia dúzia de componentes específicos para a regulação da alimentação, em 5Vcc e em 3.3Vcc.

designingembeddedhardware.jpg

No sexto capítulo nós temos uma série de dicas sobre ferramentas, soldagem e prototipagem de circuitos impressos para em seguida, no sétimo capítulo, iniciar uma abordagem mais detalhada sobre alguns protocolos de comunicação utilizados como SPI, I2C, portas seriais, IRDA, USB, CAN e Ethernet. Algumas dessas abordagens são mais resumidas que outras, mantendo o foco do autor principalmente nos protocolos que ele posteriormente vem a utilizar quando trata, no capítulo “Analógico”, sobre diversos sensores e circuitos de conversores analógicos digitais. Neste ponto vê-se mais uma vez o uso da experiência do autor ao selecionar sensores que estão presente de forma bastante ativa nos projetos de sistemas embarcados tradicionais.

Os últimos seis capítulos do livro são dedicados aos microcontroladores. Nestas mais de 100 páginas o autor não foca exclusivamente em um fabricante ou arquitetura. Ele prefere abordar  algumas arquiteturas mais utilizadas no mercado para que o estudante possa adquirir uma bagagem de conhecimento que lhe seja útil para escolher o componente que melhor se adequa ao seu projeto. Os microcontroladores citados são os PIC e AVR, contando em seguida com textos sobre o 68HC11, MAXQ, 68k e DSPs. Neste espaço o autor detalha diversos parâmetros envolvidos nos projetos, como temporizações de clock, conexões de barramentos, lógica de decodificação de memórias, entre outros, sempre com a utilização de exemplo de circuitos reais que facilitam a absorção do conteúdo.

Muito dos conceitos descritos no decorrer do livro podem frustrar os mais experientes pela simplicidade, mas a abordagem é ideal para quem está tendo o primeiro contato com este mundo. Vale ressaltar também que, por não ser o foco do livro, muito pouco sobre software é abordado, obrigando os estudantes a procurarem outra referência sobre o tema.  Enfim, Designing Embedded Hardware é um livro ideal para quem está começando no mundo dos projetos de sistemas embarcados, mas não recomendado para usuários que já desenvolveram projetos de médio porte.
Para comprar (30% de desconto para os membros Eletronica.org): Loja Internacional da O’Reilly. Para comprar no Brasil: Livraria Cultura.

Não existe, até o momento, edição em português deste livro.