Math Toolkit for Real-Time Programming

Jack W. Crenshaw, especialista em desenvolvimento de sistemas industriais e aeroespaciais, consegue em seu livro Math Toolkit for Real-Time Programming, de forma muito clara e objetiva, apresentar alguns dos fundamentos matemáticos essenciais para qualquer desenvolvedor de sistemas, em especial aqueles que trabalham com sistemas embarcados em tempo real. Eu iria além: se os seus processadores possuem recursos limitados, leia este livro.

Elementos matemáticos fundamentais, como raiz quadrada, exponenciais, logarítmos, seno, cosseno, tangente e suas variantes, e os fundamentos do cálculo numérico são revisados teoricamente e analisados através de uma abordagem prática, com exemplos de algorítmos com diferentes estratégias de cálculos, priorizando precisão e velocidade.

 

 

Outros temas, como ponto flutuante, constantes, erros, série de Taylor, transformada Z, são tratados em capítulos dedicados ou como subtema em um capítulo maior.

No final do livro, uma pequena biblioteca em C++ com funções estudadas no livro e um CD-ROM contendo as bibliotecas e todos os exemplos utilizados ajudam ainda mais o desenvolvedor em seus estudos.

Enfim, leitura fortemente recomendada se você se encaixa no perfil descrito no início ou se é um entusiasta da área. Como diz o autor, “Se você está procurando um livro sobre os últimos métodos para escrever Applets Java ou aprender como criar seus próprios controles VBx, devolva o livro e pegue o seu dinheiro de volta”.

Infelismente não existe uma versão em português do livro. Dois locais onde você pode encontrá-lo: Livraria Cultura e Amazon.

Por Roberto Alcântara